sábado, 2 de fevereiro de 2008

Mangá e Anime são "coisas do Diabo"?


     Tá ai uma pergunta que mexe num ponto polêmico, complexo e espinhoso. Ou seja, o assunto perfeito para começar um Blog! Talvez você se pergunte o por quê de alguém escrever sobre um assunto como esse, afinal "futebol, política e religião não se discutem”, não é? Eu até poderia deixar esse assunto de lado, mas quando vejo mães jogando fora os mangás de seus filhos, dvds de animes sendo quebrados ou lideres satanizando as séries japonesas, bem... Aí realmente não dá pra deixar esse assunto de lado.

     Por isso eu resolvi postar aqui algumas questões básicas que qualquer pessoa deve saber antes de iniciar um debate sobre esse assunto com um religioso fundamentalista, caso realmente queira entender como essa pessoa pensa. 

Primeiro ponto:

Se tem magia é do diabo

     Consideremos como magia qualquer energia sobrenatural presente num mangá ou anime. E entram aí o Cosmo dos Cavaleiros do Zodíaco, o “Soma” de Shurato, o Chakra de Naruto, a Reiki de Yu Yu Hakusho , ou o já mundialmente conhecido Kí" presente em Dragon Ball e numa infinidade de outras séries. São formas de poder com diferentes explicações e origens, mas por agora podemos classificar tudo como “magia”, uma energia sobrenatural de fonte não cristã. E exatamente e simplesmente por isso, taxada de “coisa do capeta.
     Vamos ao segundo ponto que é...

Se tem Sexo é do Diabo

     Nesse caso entenda que aonde tiver apelação, erotismo e fanservice, veja ali a pata do chifrudinho. Apelação que abunda nas comédias harém como: Love Hina, Negima, Tenchi Muyo, Vídeo Girl Ai e...Bem, um dia não seria suficiente pra terminar a lista. É claro que não posso deixar de fora os gêneros Yaoi e Yuri, que só não são mais citados por simples desconhecimento de causa da parte dos acusadores. Mostre para um religioso desses que sua filha gosta de histórias de romance entre homens e você saberá exatamente a opinião dele. “Coisa do capeta!”
     E agora vamos ao terceiro ponto, que é... imaginem:

Se tem Diabo é do Diabo

“- Inuyasha é a história de um meio demônio que...”

“- Naruto, um garoto que teve a lendária Raposa demônio selada em seu corpo...”
“- Após descobrir ser filho de um demônio classe S, Yusuke decide participar do torneio do mundo das trevas aonde os demônios Kurama e Hiei...”


     Acho que já deu pra entender ? Algumas das séries de maior sucesso em nosso país tiveram/tem essa temática, daí o fato de certas pessoas terem tanto preconceito contra animes e mangás. Mas vale lembrar também que na maioria das vezes a palavra traduzida como demônio é “Youkai”, um termo genérico para seres mágicos, espíritos, ou criaturas malignas. Esse é o caso da maioria dos personagens de Inuyasha e Yu Yu Hakusho por exemplo. Não há nada literal na bíblia que ligue a imagem desses “anjos caídos” à youkais, onís e mononokes (outros seres mágicos da cultura japonesa). Exceto quando especificado como no caso de “Crono Cruzade”, “Angel Santuary”, “Cavaleiros do Zodíaco” no especial contra Lúcifer ou no Dabura de “Dragon Ball Z” (e vale lembrar que tanto o Lúcifer quanto o Dabura não foram inimigos que se prezem, o anjo caído levou flechada do Seya e o Dabura virou saco de pancada na série e ainda foi para o céu no final).


Encerrando

     Isso são só algumas coisas importantes de saber quando for debater com um religioso fundamentalista sobre o por que pra ele "Mangá e Anime são coisa do Diabo". Isso não significa que ele deixe de rasgar um mangá, quebrar um dvd de anime ou ligar para uma emissora para retirar uma série do ar. Só significa que ao saber disso com antecedência você correrá menos riscos de rir da cara dele quando ficar sabendo pela primeira vez.

24 comentários:

robmuzy disse...

sim... a grande maioria dos cristões são burros, ignorantes e da classe media baixa por que se tivessem grana teriam instrução não seriam ignorantes ao ponto de as vezes não conseguir interpretar sua propria bíblia. e se fossem inteligentes não seriam cristões. é os poucos lideres cristões que tem grana querem mantê-los ignorantes para tirar o pouco que eles tem... enfim não espere ele procurem o verdadeiro significado de youkai ou de qualquer outra coisa só vão entender o que querem.... Mais a fé e algo respeitável da onde eles tirariam esperança para continuar suas vidas miseráveis, a fé traz esperança, por que tirar isso deles, cada um sobrevive da maneira qe seja melhor para si, seja na ignorância ou na recipocridade. Bem os filósofos e os grandes psicólogos sempre virão a religião ou melhor a fé como a melhor cura contra os problemas, para as pessoas não desistirem e conseguirem seguir... enfim... chegamos a lugar nenhum... eu sou fã de animee ii rock in roll e danicee todo o restoo os crentes qe se fod... e viva a igreja do rock ii se o diabo crio o rock ao menos ele tem bom gosto... poxa vai houvir aqueles malditos hinos da harpa.... enfim Amem !

robmuzy disse...

sou eu Robson Ok ^^

Unknown disse...

Eu sei que é você rapaz, me fez ressucitar matéria antiga ^^

Unknown disse...

Simplesmente acho que essa é uma questão que não terá fim, afinal mesmo a pessoa estando errada, é dificíl mudar sua/seu opinião/pensamento...

"Se o diabo criou o rock(eu particularmente colocaria death metal) ao menos ele tem bom gosto"... Está ai uma citação ótima...

Encerrando:

Não estou aqui para mudar o pensamento de ninguém, já escrevi que isso é dificíl. Apenas lamento...

Unknown disse...

Na veradade esses cars estão loucos, afinal acham um anime coisa do diabo, mas curtem um "bom futebol" que ao meu ver tem muita violencia, ja que é normal em fims de campeonatos ver mortes por causa de satiras do "meu time" que nem é de ninguem...isto eles não conssideram do diabo? e tantas outras coisas, na verdade nao falo de uma religião, mas de todas, afinal quero saber onde tem uma religião tipicamente Cristã? desafio qualquer pastor ou padre(pai em espanhol) á me dizer isto...nem o Padre quevedo é capacitado para se dizer cristão, na verdade a religião hoje é um comercio, aquele que nquiser falar que o Diabo é contra a vontade de Deus pode me contatar, estou pronto ao debate, é certop que esses que o dizem não conhecem nem Deus e nem o Diabo, senão onde diabos foi parar a perfeição divina que criou o diabo imperfeito?
meu imail? jomarbrasil@hotmail.com
Omar

Vitor Mendonça disse...

Só tem uma coisa que eu odio em cristãos cegos pela religião, eles criticam, mas nao tem base alguma e nem argumento algum para provar. Por exemplo, eu estava pesquisando sobre isso depois de um depoimento em um blog de anime, achei em blog que um cristão, completamente equivocado sobre os animes, que disse que pikachu é algo do demo. Por causa do nome " Pica cu". Mas ai vem o que eu falei, eles nao tem base. Se ao menos pesquisassem sobre o anime eles achariam isto....Pika= eletricidade; chu=rato; ou seja, rato elétrico. O pobre do dragon DBZ. Mr Satan nao tem nada a ver com a nossa religião para eles, Mr Satan significa papai noel no japão. E o personagem principal do Death Note que se chama Yagami= ao contrário, im/a/gay; e Raito = Luz, Lucifer. Até pouco nos Eua, gay era chamar o outro de legal.
E eles questionam o deus do dragom ball só por que é um monstro negro de chifres. Podemos até concordar pela violencia e tal, mas os animes deixaram de serem para crianças, agora são para adultos tambem. Entao quem ver seus filhos vendo anime, antes de falar que é coisa do demonio que esta poluindo e levando as crianças para o lado dele, verifique a classificação.
Em fim, eu tenho 13 anos e estou revoltado com a religião. Eu passo pesquisando as coisas que o religiosos falam sobre animes, rock e talz. Eles sempre mudaram o lado de coisas, nao digo divertidas, mas que são coisas que pessoas gostam, para o lado do mal, pois eles querem enxergar o mal em todo lugar e eles que querem nos levar para o lado deles. Eles adaptam tudo para o mal, parecendo até que eles trabalham para o próprio rei dos cornos. Eles querem adaptar tudo que eles ( Deus ) não gostam para o mal. Mas os unicos argumentos deles são mudar palavras de lugar. Isso é simples. em um anime interio, você pode mudar as falas facilmente para qualquer frase que voce queira.

Era só isso, eu amo rock e amo anime. Sou otaku com orgulho e nenhum cristão filho da puta vai me muda de lado.

new gui disse...

eu parei de ler quando eu li a frase " Se tem diabo é do diabo". A poha da biblia é do diabo então malditos retardados evangelicos. Voces nao tem mente aberta, nao aceitam opniões das pessoas nem nada, e se acham filhos de deus e querem julgar TUDO que acham feio é do demonio. Pow eu processei uma pessoa por que: Eu estavo no onibus vendo Naruto Shippuden, no tablet(com fone de ouvido) uma mulher olhou exatamente na hora que o naruto, se tranforma na kyuubi contra o pain, elah comoçou a gritar" demonio, tah reepreendido em nome de jesus, saia do corpo desta criança, deus ajude esta criança", eu infelizmente estavo roco pois tinha ido a um show no dia anterior ee acabei tendo um ataque de risos, com a voz super estrenha a mulher falou que eu era o demonio em pessoa, e começou um grande discução, no fim das contas elah me pagou multa por contrangimentos e outras coisas. Enfim como eu disse religiosos nao servem para viver nesse mundo ^^

Unknown disse...

Tem muita gente sem noção mesmo, certo está você de se impôr ao respeito.

Unknown disse...

Que Gay

Unknown disse...

Pertubaduuu :*

Unknown disse...

Cara se vc não gostou do que leu problema seu, mas tem uma coisa chamada educação e respeito que eu acho que vc não têm e outra vc é que é ignorante vc não é cristão pra saber como eles realmente vivem e como a doutrina manda eles viver, quando for falar de uma coisa pesquise bem e conheça o assunto. E é por isso que tenho todo direito de te chamar de estúpido, não por causa de seus gostos respeito tenho educação pra isso, mas por sua falha no caráter de criticar aquilo que vc não cohece.
Obs: os cristãos pouco se importam com o que vc faz e com o que vc gosta, nem ligam pra vc, pois estão preovupados com coisas mais importantes, então crie vergonha e deixe eles em paz,e de vc deixar esta tua ignorância, rispidez e falta de cultura de lado aposto como vc vai ser mais feliz.

Unknown disse...

Eu li tudo que vocês escreveram, bom sou Cristão sou desenhista de mangá resumindo tudo de mais não é bom, o próprio Salomão Rei de Israel falou no sua crônica, pois bem não tem nada de demônio nos animes porém a mensagem subliminar as vezes que influenciam o carácter do indivíduo porque na verdade a cultura asiática é diferente e claro que irá moldar pontos da vida, mas não há perigo ser o conteúdo no bom sentido for assimilado, tem pessoas boas no mundo e outras más e todas elas de maneira ou de outra receberam informações, mas não tem nada haver como também nos animes nos filmes ou jogos é o meu ponto de vista como digo devemos de ser moderados se faz mal para você não vê mas também não crítica.

Unknown disse...

eu n acho anime uma coisa do diabo eu acho anime como forma de...UNIVERSO LIVRE!!!!ou seja quando a pessoa tem um lápis na mão ela tem o poder de manifestar através dos desenhos oque quiser dependente de qualquer desenho,espirito,demônio,anjo deuses ou seja n existe filme desenho anime filme musica que é do diabo ou de Deus n foi nenhum deles que criou isso,Deus criou nós e o mundo e as demais coisas que todos sabem,o diabo só está aqui na terra pra na maioria das vezes atormentar cristãos,então com muito orgulho eu respeito rock anime e etc... ah e só pra falar(eu sou crente)e me orgulho dependente de se eu tiver assistindo anime ou lendo mangá isso é um hobby (não errado) pois cada pessoa tem sua opinião e eu não tenho medo dependente se me criticarem pois eu não acho que desenhar qualquer coisa dependente explicita mas acho que animes,filmes,desenhos,são um incrível universo que o ser humano cria baseado nas nossas poderosas armas chamada imaginação e criatividade!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas disse...

Não concordo com se tem sexo e do diabo e se tem diabo e do diabo, pois na bíblia tem tudo isso e não é do diabo, e inspirada por Deus, então se fosse ilustrada a Bíblia inteira de desenho, concerteza teria sena de sexo de diabo e uso de magia, e seria somente bíblia.

Unknown disse...

Isso é uma arrogância da sua parte, fala pra respeitar a religião mas ataca vários cristãos que não tem nada haver com essa história, eu por exemplo sou cristão e amo anime, " e se fossem inteligentes não seriam cristões", namoral, isso é desnecessário, não vem atacar quem tá de boa só por causa de religiosos cegos.

Unknown disse...

Pfvr cara, não generalize, pq eu sou cristão e não acho Rock e Anime coisas do diabo, pq eu até gosto dessas coisas. Além de que essas pessoas não são cristões de verdade, elas são apenas religiosas.

EXPERIENCIA BLOG disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk mano, eu me matei de rir com o seu comentário, eu sou cristã mais também não sou escandalosa ao ponto de fazer o que essa mulher fez kkkkkkk, amo animes
mas peço desculpa kkkkkk, realmente tem muita gente que não procura o que fazer e especialmente no caso dessa mulher, fica cuidando do conteúdo que tá passando no celular dos outros, a única coisa q me entristece é a generalização, a religião é a mesma, mas eu sou decididamente muito diferente dessa mulher. E na religião, muitas pessoas preferem definir o que é errado e o que é certo por si só em vez de buscar a definição verdadeira, que tanto na prática quanto na teoria, nao tem nada a ver com se meter na vida dos outros e criticar o que eles tão assistindo kkkkkkk desculpa aí

Markoteiro disse...

Mas falar o que galera?
Vcs. Jah disseram tudo especialmente a estoria da velha evanjegue bancando a exorcista dentro dum onibus.
A realidade pode mesmo ser mais bizarra que a ficçao.
A escolha que eh o mais importante eh de voces.
Vao rir? Vao se irritar?
No fim uma coisa eh certa nunca permitam que tirem o livre arbitrio de vcs.
Eh a unica causa pela qual vale a pena lutar ateh a morte.
Religiao? Que tal a familia?
Deus? Que tal a natureza?
Feh que cega? Que tal a ciencia?
Mas vou parando de filosofar por aki pois pra quem achava que num tinha nada a acrescentar acho ateh que ja disse o bastante.
Oh a humanidade!!

Unknown disse...

Animes não é coisa do diabo.
É apenas arte criada pela Inteligência humana

Unknown disse...

E é uma arte tão interessante que influencia outras mentes humanas a praticar tanto o bem tanto o mal.
Mas não quer dizer que as pessoas devem julgar estes desenhos como obras de Satanás

Unknown disse...

E é uma arte tão interessante que influenciar outras mentes humanas a praticar tanto bem tanto mal mas não quer dizer que as pessoas devem julgar estes desenhos incríveis como obras satânicas

Unknown disse...

Os seres humanos que dizem ser cristãos religiosos,ousam definir os animes como coisa do diabo mas nem sempre põe em prática a palavra de Deus

Unknown disse...

Na minha opinião as pessoas que dizem ser religiosas devem se incomodar em por em prática a palavra de Deus e deixar de expelir blasfêmia contra os animes